Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2016

Começaremos pelo começo!

Bom, quando queremos dar início a algo, é preciso ''começar do começo''. Certo? Diante disso, o melhor tema para dar início aos desabafos seria: "Origem da vida".



Origem da Vida


Para você, o que é vida? Por acaso já se perguntou sobre isso? Aparenta ser uma pergunta boba, mas pare e pense.
A palavra tem conceito bastante amplo, porém em nosso caso aqui é o conceito biológico que vale.
Após a reflexão, tente encaixar sua resposta em todos os seres que consideramos 'vivos', caso tenha dado certo, acredito que vá concordar com a resposta clássica que muitos levam em consideração até os dias atuais. 
" Vida é a propriedade que caracteriza os organismos cuja existência evolui do nascimento até a morte''. Concordam?
E a morte? Morte é o processo irreversível de cessamento das atividades biológicas necessárias à caracterização e manutenção de vida em um sistema autrora classificado como vivo.

Nosso planeta é o único que possui vida (isso até hoje, 29 de maio de 2016).
Existem pessoas que acreditam na possível existência de vida em outros planetas (os otimistas), estes dizem que a probabilidade dos mesmos acontecimentos que permitiram vida aqui, é bem alta de acontecer mais de uma vez. E aqueles que acreditam que nós (terráqueos) somos os mais sortudos da galaxia/universo  e que os acontecimentos aleatórios, somados com as condições físicas e químicas do nosso planeta, proporcionaram  esse incrivelmente raro fenômeno, a vida.
Essa já é uma questão  pessoal, cabe a cada um estudar, refletir e decidir o que pensa.

Lembrando que  o planeta terra  e o ''tipo de vida'' que nele existe, nem sempre foi  exatamente como  é nos dias atuais.
Hoje sabemos que  é um planeta de tamanho médio, não é plano e com massa suficiente para manter uma atmosfera viável para vida.
Acredita-se que à cinco bilhões de anos, a terra e outros corpos celestes semelhantes a ela, eram apenas rios de  gás e poeira com fragmentos de rocha girando em volta da estrela Sol (sim, essa que você vê todos os dias).


FONTE: G1 ciência e saúde / astronomia.

Após bastante tempo, os grumos de poeira criaram massa suficiente para uma reação em cadeia gravitacional, muito agressiva, dando origem a terra. Isso aconteceu em torno de 4,6 bilhões de anos atrás.
Era um mundo derretido, em ebulição, sofrendo continuamente golpes de corpos celestes. Assim foi aglutinando-se com o impacto dessas aquisições cada vez maiores.



No centro dessa ''bola'' torturada por frequentes choques cósmicos, criou no seu núcleo, uma fornalha, que passou a alimenta-la. Isso só foi possível, pois ocorreu o decaimento radioativo de isótopos em seu centro.
As chuvas violentas de meteoros não realizavam apenas impactos, traziam consigo elementos exóticos principalmente o carbono.
A imagem abaixo vai tentar ilustrar resumidamente o processo que ocorreu durante bilhões de anos.

FONTE: suzukieletronica.blogspot.com.br/

Todos esses fatores e mais a distância conveniente (incrivelmente exata) da Terra em relação ao sol, sua rotação e a inclinação discreta de seu eixo, que dispersa o calor solar por toda sua superfície, criaram as condições perfeitas para o extraordinário  fenômeno que nós debatemos anteriormente. A VIDA!
Acredita-se que a vida tenha surgido a 3,9 bilhões de anos atrás. Nesse tempo a transmutação, acionada por um suprimento de energia  de elementos básicos em compostos e depois em organismos capazes de se autoperpetuar.
A capacidade de crescer, reagir a estímulos, replicar-se, renovar-se e reproduzir-se, é o que chamamos e conhecemos como as  primeiras características da vida do planeta Terra.

As primeiras formas de vida da terra provavelmente eram semelhantes às bactérias hipetermófilas que se alimentam de enxofre e que ainda sobrevivem nas condições ambientais mais extremas, vivendo muito bem em seus nichos geologicamente ativos, sem oxigênio e sem luz solar. Nessa época, a luz solar não atingia a superfície rochosa do nosso planeta,pois grandes nuvens de poeira e gases  cobriam-o.

Você provavelmente deve estar se perguntando: 'Como esse tipo de vida evoluiu para se tornar o que é hoje'? Acalme-se jovem gafanhoto, eis que lhe respondo.
 Á alguns milhões de anos, cloroplastos e mitocôndrias eram seres, digamos que ''individuais', descendentes de organismos procariontes autotróficos e endossimbiontes, ou seja, organismos que vivem dentro de outro organismo. Esses seres viviam em simbiose com outras células primitivas, nas quais realizavam fermentação para obter energia necessária para suas reações metabólicas. Possivelmente, essa célula hospedeira era uma espécie de fagócito heterotrófico  capaz de englobar partículas.
Diante disso, mitocôndrias e cloroplastos recebiam proteção e nutrientes destas células primitivas e em troca, contribuíam com a respiração celular.
Com o tempo, já não era possível mais viver isoladas, mitocôndrias e cloroplastos se mantiveram no citoplasma.
Essa teoria foi proposta em 1981 por Lynn Margulis .

Lynn Margulis em 1982
FONTE:ecocitybuilders



Com isso os organismos que apontaram o futuro da vida complexa na terra foram as cianobactérias, que utilizavam a fotossíntese para gerar sua energia a partir da luz solar.
Por milhões de anos, diversas e  gigantescas  colonias delas, sobrepostas, emaranhadas e empilhadas em estromatólitos dominaram o planeta.

Como um subproduto de sua intensa atividade ( geração de energia a partir da água e da luz solar) liberaram quantidades imensas e inacreditáveis de oxigênio, o que ajudou a formar uma nova composição atmosférica. Esta atmosfera obtinha composição venenosa para muitos dos primeiros organismos, mas que oferecia oportunidades fantásticas para novos e audaciosos experimentos.

Bactérias se transformaram em organelas cooperativas e foi assim que surgiram as células complexas! Essas mesmas começaram a se unir e formar organismos multicelulares.

Em algum momento, hoje perdido no tempo, alguns deles desenvolveram um métodos de reprodução chamado 'reprodução sexuada', que permite a transmissão das características de dois organismos parentais em combinações diversas e variáveis, a uma nova geração, assim as coisas passaram a evoluir muitíssimo mais rápido, graças a famosa variabilidade genética.

Os novos organismos multicelulares continuaram a evoluir e a se diferenciar em três categorias: Plantas, Animais e Fungos.

As plantas são autótrofas, produzem seu próprio alimento assim como as cianobactérias. Os fungos e os animais são heterótrofos, ou seja, consumidores de matéria produzidos por outros seres vivos.
Continuando a evoluir, os animais se ramificaram em dois tipos: vertebrados e invertebrados. Ambos continuaram a evoluir, mas os vertebrados (os que continham uma coluna vertebral) obtiveram as adaptações mais inovadoras, como o surgimento dos vertebrados de sangue quente, conhecidos também como aves e mamíferos. Sendo que a ordem de mamíferos chamada hoje de primatas, se especializou numa característica particularmente fascinante: a inteligência.
O primata homem, é o único organismo da terra que desenvolveu uma cultura científica (apesar de nem todos os humanos pensarem desta forma) e tecnológica. Portanto esses vertebrados pensantes, bípedes e pouco peludos se tornaram  um dos tipos de vida mais complexas deste planeta.
Esse tipo de vida, mais complexa (não existe menos evoluído ou mais evoluído),tornou-se capaz de coisas incríveis, coisas boas como a por exemplo a medicina, horríveis como a bomba atômica  e não tanto horríveis assim, escrever um blog de ciência. 

Termina assim nosso primeiro desabafo, explicando resumidamente o que seria vida e como  ela é capaz de 'mudar' com o tempo.

Abro espaço nos cometários para mais desabafos, críticas e sugestões.
Obrigado pela atenção e por ler esse desabafo.



REFERENCIAS:


WILSON, E.O. Diversidade da Vida. São Paulo: Companhia das Letras, 1994
SCHULTZ, MARCK. The stuff of life. A graphic guide to genetics and DNA: Edgard Blucher Ltda, 2011

http://www.dicio.com.br/
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/01/02/correntes-de-gas-de-estrela-dao-pistas-sobre-formacao-de-planetas.htm
http://www.ecocitybuilders.org/
http://suzukieletronica.blogspot.com.br/
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/

2 comentários:

  1. Essa ultima foto ta muito Show!! Esperando pra ver as formigas no microscópio e uma breve explicação sobre elas :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito boa a matéria do blog, super indico

    ResponderExcluir