Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2017

ZONA BENTÔNICA

ZONA BENTÔNICA

     Corresponde ao substrato e os organismos nele encontrados, que habitam desde as praias até as profundidades dos abismos  e fossas, é a região do ambiente marinho situada próxima do fundo oceânico. A fauna desta região caracteriza-se por organismos que rastejam, se prendem ou vivem enterrados na areia ou no lodo, o bentos, mas também abriga muitos animais do nécton, como os linguados e várias espécies de tubarão. Nela, são identificadas as sub-zonas:


# Supralitoral – área localizada acima da linha da maré mais alta, que constitui a praia propriamente dita, nela estão as restingas;
# Litoral – área regularmente coberta e descoberta pela água (situada entre a maré alta e a maré baixa). Os animais da zona de entremarés apresentam carapaças externas resistentes para garantir a proteção dos organismos contra choques mecânicos, causado pela ação das ondas.
# Sublitoral – zona que se estende do limite da maré baixa até as águas submersas, corresponde à projeção da zona nerítica até uma profundidade média de 180m.
Estas três primeiras sub-divisões correspondem a Zona das Marés, ou seja, a parte mais rasa da Plataforma Continental, que é constantemente influenciada pelas marés e por um conjunto de outros fatores como ventos, ondas, correntes marítimas, temperatura, clima e o tipo de rocha que forma a faixa do continente.

# Batial – zona que compreende profundidades entre 180m e 4000m. Corresponde à metade da área da Terra, e a 5/7 da área total dos oceanos.
#Abissal - os fundos oceânicos com profundidade média abaixo dos 2000 m, até o nível superior das valas oceânicas; possui fauna escassa e nenhuns organismos fotossintetizadores, uma vez que a luz do sol não consegue penetrar até estas profundidades.
# Hadal – áreas com profundidades superiores à 4000m. Estas correspondem a toda parte da Plataforma Continental restante, assim como todos os outros substratos mais profundos do oceano, as profundas fossas oceânicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário